sexta-feira, 11 de junho de 2010

CASAMENTO GAY EM PORTUGAL

Realizou-se em Portugal, na última segunda feira, dia 07/06, o primeiro casamento homossexual depois da aprovação da lei, no mês passado, que autoriza a união de pessoas do mesmo sexo. Com essa medida, Portugal é o sexto país Europeu a legalizar esse tipo de união. Teresa Pires e Helena Paixão, que são mães e divorciadas, e já vivem juntas desde 2003, realizaram uma cerimônia de 15 minutos em um cartório de Lisboa.
A lei portuguesa, porém, ainda exclui aos casais homossexuais o direito a adoção, mas já é um grande passo, com certeza, provavelmente o maior e mais difícil. Na ocasião da ratificação da lei, Cavaco Silva, presidente de Portugal, disse que não vetaria o projeto de lei porque a maioria dos legisladores liberais seria contra sua decisão. O projeto foi
aprovado pelo Parlamento de Portugal em janeiro e dependia apenas da aprovação do presidente. Para ele, Portugal deveria concentrar-se na luta contra a crise econômica, "em vez de perder tempo". Isso só vem a provar o mérito da militância e a veracidade do velho dito popular de que a união faz a força, pois mesmo a contragosto e sem esconder sua homofobia, o presidente foi obrigado a aprovar a lei.
Parabéns aos militantes portugueses pelo esforço na luta bem sucedida e pelo bom exemplo de cidadania e consciência de seus direitos, assim é que se faz. O próximo passo agora é aprovar o direito de adoção aos casais homossexuais, o que eu não tenho dúvida de que eles conseguirão, o mais difícil já foi conquistado.

Nenhum comentário: