Ainda existe certa especulação quanto a sua sexualidade, na década de cinqüenta isso era muito escondido e abafado do público para não “sujar a imagem” dos astros, coisa que ainda acontece hoje em dia, mas nesse mundo globalizado e povoado de internautas, não é mais tão fácil guardar segredo.
Entre as especulações de seus casos estariam Rock Hudson e Marlon Brando. Apesar de ficar tudo muito no âmbito da especulação realmente, hoje em dia ninguém parece ter dúvida de que James Dean foi realmente bissexual.
Dean é considerado um ícone cultural , a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude norte-americana da década de 1950. Era filho único de Wilton Dean, um protético, e de Mildred Dean, filha de fazendeiros metodistas.
Perdeu a mãe de câncer aos oito anos de idade e a ausência materna transformou para sempre a vida do jovem Jimmy. Aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado e depois da morte da mãe foi morar com os tios Marcus e Ortence Winslow em Fairmount, Indiana. Aos 14 anos já participava do teatro escolar e aos 17 anos ganhou sua primeira moto, uma Triumph, presente do tio Marcus.
Em 1953 encena na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar" a peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encena a Peça "O Imoralista" baseada na obra de Andre Gide, interpretando um homossexual, com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano. Em 1954 para estrelar o filme de Elia Kazan, Vidas Amargas de john Steinbeck, onde interpretava um jovem solitário e amargurado, teve que assinar um contrato com uma cláusula onde se comprometia a não dirigir carros de corrida durante as filmagens.
Uma coisa é inegável, intencionalmente ou não, ele foi de fato responsável pelo acidente, vinha dirigindo em alta velocidade e também extra-oficialmente, encontrava-se possivelmente drogado ou bêbado.Seu carro após o acidente foi comparado a um maço de cigarros amassado, mesmo assim foi recuperado e curiosamente ao longo dos anos parece carregar uma terrível maldição, trazendo morte violenta a todos os que o pussuíram, embora não necessariamente em acidentes automotivos.
Será que por nunca ter superado a perda da mãe, ou por auto-reprimir sua própria sexualidade, transformando-se numa pessoa atormentada e infeliz consigo mesmo? Provavelmente a soma de ambos e quem sabe de outras frustrações ainda.
No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando Juventude transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por Vidas amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por Assim caminha a humanidade, ambas por melhor ator.
Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.O seu cadáver encontra-se inumado no «Park Cemetery» (Fairmont, Indiana, EUA).Filmografia
(Clique nos filmes em destaque para ler as sinopses)
1956 - Assim caminha a humanidade (Giant)
1955 - Juventude transviada (Rebel without a cause)1955 - Vidas amargas (East of Eden)
1953 - Harvest (TV)
1953 - Atalhos do destino (Trouble along the way)
1952 - Sinfonia prateada (Has anybody seen my gal?)
1951 - Baionetas caladas (Fixed bayonets)
1951 - O marujo foi na onda (Sailor beware!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário