segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Dr. Zachary Smith, o personagem gay mais famoso de todos os tempos.


Jonathan Harris é até hoje conhecido e lembrado por sua atuação como o Dr. Zachary Smith da série americana dos anos 60 "Perdidos no Espaço".

Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis.
Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado".

Mesmo naquele tempo, quando as mentes eram menos maliciosas, não tem como negar o fato: o Dr. Smith era gay, com certeza.
Naturalmente, nos idos de 1960 e alguma coisa, isso jamais foi  explícito, e talvez nem tenha sido proposital, mas a interpretação de Jonathan Harris e os modos "afetados" que seu intérprete emprestou ao personagem não deixam dúvida.
E o jeito do personagem agradou tanto que, aí sim com certeza propositalmente por parte de seu intérprete, ele foi ficando com modos cada vez mais afetados e gays.

Mas se o personagem era gay, quem ainda duvidar basta assistir algum episódio da série e prestar atenção, já de seu intérprete não se tem notícias de que fosse gay na vida real.
Jonathan Harris casou-se com seu primeiro amor de infãncia, Gertrude Bregman, aos 24 anos e permaneceram juntos por mais de 50 anos até a morte de Gertrude em 1993.
Afirmou o ator em entrevista que nunca traiu sua esposa ou conheceu outra mulher, uma verdadeira história de amor de contos de fada de "felizes para sempre".

Jonathan Harris era tão carismático que até o Dr. Smith de Perdidos no Espaço, que era pra ser o vilão da história, conquistou o público e literalmente roubava todas as cenas.
Era pra ter participado só do episódio piloto, mas o sucesso foi tão grande que permaneceu na série e em poucos episódios o personagem diabólico foi se transformando num "vilão bonzinho".

Ao iniciar-se a segunda temporada seu personagem já havia superado totalmente os protagonistas da série e o inseparável trio formado por Dr. Smith, Will e o robô foi ganhando cada vez mais destaque nas histórias.

Billy Mumy [adulto] e Jonthan Harris
Asssim como na série Dr. Smith e Will eram inseparáveis, também na vida real seus interprétes Jonathan Harris e Billy Mumy foram grandes amigos pela vida inteira, cultivando um relacionamento quase de pai e filho. 
Elenco de Perdidos no Espaço anos depois do fim da série
Aliás, Jonathan sempre foi o elo de ligação entre todos os membros do elenco depois do fim da série, mantendo o contato entre cada um deles.

Jonathan Harris e Billy Mummy 
como Dr. Smith e will Robinson 
em "Perdidos no Espaço"
Jonathan era conhecido por sua imensa simpatia, fidelidade aos amigos, cordialidade, educação e bons modos.

Faleceu em 3 de novembro de 2002, apenas 3 dias antes de completar 88 anos de idade, deixando um único filho de seu casamenteo com Gertrude, Richard, uma nora e duas netas "de consideração", pois são filhas somente de sua nora e não de seu filho.