quinta-feira, 20 de outubro de 2011

GAYS FAMOSOS: David Burtka


DAVID BURTKA
NEIL E DAVID
Recentemente publiquei aqui no blog a biografia de Neil Patrick Harris, um dos atores mais populares da tv americana, assumidamente gay. Agora é a vez de seu parceiro: David Burtka.


David nasceu em 29 de Maio de 1975, em Dearborn, no Michigan, mas cresceu em Canton, outra cidade também do Michigan. Graduou-se na Plymouth-Salem High School em 1993. 

Cursou artes cênicas no Interlochen Center for the Arts, posteriormente obteve seu bacharelado de Belas Artes pela Universidade de Michigan e depois voltou a estudar 
artes cênicas no William Esper Studios. 

Além de ator, David é também cantor.

Estreou na na Broadway em 2003, interpretando o personagem Tulsa uma produção da peça Gypsy, estreladao por Bernadette Peters, mas antes disso já havia participado de programas de TV, e em 2001 ganhou o prêmio Derwent de Clarence como o 
ator mais promissor do ano.

Em 2004, Burtka interpretou o papel de Matt no musical The Opposite of Sex, repetindo a performance no verão de 2006 quando a peça estreou na costa leste.

 Sua participação num episódio da série How I Met Your Mother causou polêmica, 
alguns meses depois foi acusado de só ter conseguido esse papel por causa de seu relacionamento com Neil Patrick Harris, que é até hoje parte do elenco fixo da série.


Até então, os dois vinham realmente mantendo um relacionamento já há alguns anos, desde 2004, mas mantinham isso em segredo e evitavam ser vistos em público. 

Acusado de facilitar para David conseguir esse papel, Neil veio a público num programa de televisão e assumiu tanto sua sexualidade como seu relacionamento com David.
 
Desde então, os dois passaram a ser vistos constantemente juntos, até que finalmente resolveram morar juntos e atualmente são pais de um casal de gêmeos fraternos que nasceram através de uma barriga de aluguel, Gideon Scott e Harper Grace, nascidos em 12 de outubro de 2010. 

Neil se refere a seu 
companheiro David como a “sua melhor metade”. 

Ambos continuam seguindo suas carreiras, e felizmente não foram estigmatizados pela mídia, continuam trabalhando ormamalmente e interpretando personagens héteros. 

Além de cantar e atuar, David ainda tem um outro talento, é um excelente chefe de cozinha, profissão a que se dedica por mero prazer, paralelamente à sua carreira de ator e cantor. 

Após a recente aprovação da lei de igualdade de casamento em Nova York,  em 24 de Junho de 2011, Burtka e Harris anunciaram o noivado através do Twitter, afirmando que tinham isso em mente há cinco anos, e aguardavam somente a aprovação da lei para se casarem legalmente.